Médico central do paciente, tenha o seu

Médico central do paciente, tenha o seu

           Peça fundamental no tratamento dos pacientes. Muitas vezes o paciente com diversas doenças crônicas é acompanhado por múltiplos profissionais especialistas. Está cada vez mais comum entre a população a busca por profissionais especialistas. Esses profissionais são fundamentais pois tem um olhar especifico sobre a sua área de atuação. Acontece que cada médico especialista, em diversas vezes, cuida de uma doença específica seja ela Diabetes, Queda de cabelo, Fogacho, Insônia,  Obesidade, Pressão alta, Depressão, Asma, Fibromialgia, Depressão, Doença do refluxo gastroesofáfico, Doença obstrutiva pulmonar crônica,  Ansiedade,  Osteroporose – exemplo de muitas doenças que são acompanhadas e seguidas com tratamentos e exames.
            Muitos pacientes acabam com sacolas de remédios antigos e atuais e com dúvidas sobre as recomendações.  Questionamentos acerca de orientações mais detalhadas como interações medicamentosas, horário do uso das medicações, as repercussões das doenças que teve diagnóstico e como as doenças interagem entre si. Esse paciente, em diversas vezes, devido as suas dúvidas acaba utilizando medicamentos antigos e remédios que não deveriam ser utilizados juntos e isso pode gerar até novas doenças.
            Por isso é fundamental você ter o seu médico central. A medicina sempre foi pautada de médicos generalistas com um olhar global do paciente e os especialistas (médicos com olhar focado na sua respectiva área de atuação). Ambos os profissionais são de extrema importância para a saúde do paciente. Esse profissional é responsável por diagnosticar desde as doenças mais simples até as doenças mais complexas e tem um olhar sobre todo o funcionamento e sistemas do seu corpo.
            O médico central do paciente é aquele médico que tem o papel de organizar a sua lista de problemas, medicações e que confere se tudo está ocorrendo de maneira correta.   Muitas vezes para os outros profissionais especialistas eles não tem tempo de organizar todos esses quesitos em uma consulta. O médico central é capaz trabalhar a medicina preventiva e te proporcionar um melhor entendimento das suas doenças e como elas interagem entre si.
            Saiba que quanto mais especialistas um paciente tem, maior é a necessidade de organização e auxílio para priorizar, esclarecer dúvidas e compartilhar informações pertinente sobre o caso. Da mesma forma que os especialistas exercem papel fundamental na vida dos pacientes, o médico central também o faz.
            Diante disso, esse profissional central que faz a ponte entre todos os especialistas é fundamental. Dessa forma mediante o consentimento do paciente esse profissional se torna parceiro na gestão central da sua saúde. Você já possui esse tipo de profissional que gerencia a sua saúde?

Dra Eduarda Lencina Mattos

Este post tem um comentário

  1. Já tenho a minha médica.
    Dra. Eduarda Mattos muito obrigado por toda atenção com minha saúde.

Deixe um comentário