Consequências de ter açucar alto

Consequências de ter açucar alto

            A exposição constante a açúcar elevado no sangue pode aumentar o risco de diversas doenças. Esse açúcar frequentemente elevado é conhecido como diabetes e a longo prazo promove uma série de modificações no nosso organismo.
            Existem uma série de doenças comuns em pessoas com diabetes e que não estão com o seu controle correto. Vamos a seguir falar sobre as principais alterações encontradas nos diabéticos com longa data de doença

Retinopatia diabética

            A alteração nos olhos mais frequente em quem tem diabetes. É a causa mais comum de cegueira adquirida em adultos 24 a 70 anos. Essa doença é geralmente assintomática e pode ocorrer em diversos graus, por isso para a sua detecção recomenda-se que o paciente diabético seja acompanhado por um oftalmologista. Esse profissional efetuara um exame chamado fundoscopia.


Nefropatia diabética
            O açúcar constantemente elevado quando ele é filtrado pelo rim ele começa a gerar alterações na sua estrutura por isso o acompanhamento da função renal em pacientes com essa doença é imprescindível.
            Quando o paciente não controla a sua doença a maioria deles irá evoluir para a necessidade de tratamento dialitico pois seu rim acaba perdendo a sua função original. Outros pacientes quando há a perda da funcionalidade do seu rim, podem até evoluir para transplante renal.

Neuropatia diabética
            Os nossos nervos também podem ser afetados com essa doença. As alterações mais comuns são a sensação de estar “de bota ou luva”. Outras modificações que ocorrem são a perda dos estímulos dolorosos e táteis.
            Existe um teste que auxilia a efetuar o diagnostico desse tipo de alteração que na medicina é conhecido como monofilamento de 10g.
            Muitos pacientes acabam evoluindo com dores crônicas generalizadas e então muitos acabam necessitando de tratamentos com remédios para dor crônica na tentativa de alívio dessa dor.
           
Neuropatia autonômica
            O paciente diabético pode ter a função das suas funcionalidades comprometidas. Quando por exemplo o sistema cardiovascular fica acometido esse paciente pode evoluir para baixa de pressão de maneira abrupta, infarto agudo do miocárdio. Se a alteração ocorre a nível gastrointestinal muitos pacientes podem desencadear diarreia ou até constipação por exemplo.

Dra Eduarda Mattos
CRM-SC 26126

Deixe um comentário