Existe mesmo esgotamento profissional?

Existe mesmo esgotamento profissional?

               Para a maioria das pessoas, o emprego é uma atividade que ocupa grande parte da nossa vida. Logo trabalhar em um ambiente saudável e que te traga bem-estar é essencial para viver com saúde.
                O esgotamento profissional existe e na medicina é conhecido como síndrome de Burnout. Já ouviu falar?
                Seja por dinheiro, baixa procura de opções ou até por costume, muitas pessoas trabalham com uma rotina estressante e não percebem como esse ambiente pode estar trazendo prejuízos a sua saúde.  Quando temos condições no trabalho com intenso estresse físico, emocional ou psicológico podemos desencadear um constante estado de tensão. Essa alta carga de estresse pode ser capaz de desencadear diversos sintomas físicos e emocionais.

 Sintomas e sinais da Síndrome do “Burn out”

                Os sintomas mais comuns associados a essa doença irritabilidade, faltas no trabalho, dificuldade de concentração, ansiedade, cansaço, depressão, baixa autoestima, insônia, dor de cabeça.
               

Saiba qual as profissões mais acometidas
– Profissionais da saúde: médicos e equipe de enfermagem;
– Jornalista;
– Advogados;
– Professores;
– Psicólogos;
– Policiais;
– Bombeiros;
– Carcereiros;
– Oficiais de justiça;
– Assistentes sociais;
– Atendentes de telemarketing;
– Bancários;
– Executivos;
– Bancários.

Como prevenir essa doença
A detecção precoce dessa síndrome é capaz de devolver a qualidade de vida ao paciente e fazer com que o seu tempo e sua vida sejam muito mais produtivas.

Existem algumas praticas simples que podem reduzir a probabilidade de você ter essa síndrome como: exercício físico regular, aceitar suas limitações, alimentação adequada, ter momentos de lazer, organizar a sua agenda.

Dra Eduarda Mattos

Deixe um comentário