O câncer de mama é uma alteração da mama que se origina de uma parte chamada parênquima mamário. Essa alteração ocorre por um aumento de células em uma região mamária que começa a crescer de maneira desordenada.
Esse câncer é o tipo de câncer feminino mais comum do mundo (atrás do câncer de pele não melanoma) e apesar do aumento do acesso a informação esse câncer continua sendo a principal causa de morte por câncer em mulheres. Apesar da taxa de mortalidade continuar alta, nos últimos 50 anos nota-se uma redução da mortalidade principalmente pelo rastreamento que propicia um diagnóstico precoce dessa doença.
Os principais fatores de risco para desenvolver essa alteração são menstruação mais precoce, gestação com idade materna avançada, histórico familiar de câncer de mama, antecedente pessoal de câncer de mama, uso de medicações hormonais, obesidade, dieta rica em gorduras, sedentarismo, consumo de álcool, alterações genética (como BRCA1, BRCA2 e p53).
Os sintomas para o diagnóstico de câncer de mama variam desde complemente assintomático até uma série de alterações como:
–nódulos de crescimento progressivo e palpável;
– mudanças na pele como sinais de inflamação ou retração;
–alterações do mamilo como por exemplo inversão ou formação de lesões;
– descarga papilar conhecida como saída de secreção da papila que pode inclusive se manifestar com sangue. Essa secreção é geralmente de um lado e ocorre de maneira espontânea, ou seja, sem apertarmos o mamilo.
Dra Eduarda Lencina Mattos
CRM-SC 26126