Dor de cabeça é tudo igual?

Dor de cabeça é tudo igual?

            Apesar da maioria das pessoas já terem sentido esse tipo de dor saiba que existem tipos de dor de cabeça. A literatura chega a apontar uma centena de variações dentre as dores de cabeça e cada uma possui um tratamento e uma abordagem específica.
Algumas dores de cabeça são desencadeadas sem uma motivação externa e então são chamadas de primárias. Entre elas existem algumas mais frequentes na população:

Cefaleia tensional

           Esse tipo de dor de cabeça é aquele desconforto na região da cabeça desencadeado por um estresse como por exemplo: brigas, excesso de responsabilidades, contas a pagar. Esse desconforto ocorre pois quando estamos submetidos a um grande estresse, um hormônio chamado cortisol aumenta e acaba alterando a nossa química cerebral propiciando dores em região da testa, nuca e do lado da cabeça.
A cefaleia tensional é a o tipo mais frequente entre as cefaleias primairias principalmente com o estilo de vida que nós estamos vivendo. Geralmente o paciente acaba tendo a sensação de aperto ou pressão na região da cabeça.

Enxaqueca

           Esse tipo de dor e cabeça é mais comum em mulheres e é caracterizada por uma dor de forte intensidade geralmente
associada com pródomos ou sintomas premonitórios (são alterações que podem vir junto ou se manifestar antes da dor de cabeça) como por exemplo: enjoo, senbibilidade a luz, alterações visiaus (como pontos brilhantes ou escuros),
percepção mais acentuada dos cheiros, sensação de ruídos serem mais intensos. Geralmente o tipode dor mais frequente nesse tipo de dor de cabeça é a latejante.

           Existe também o grupo de dor de cabeça chamado secundária que abrange a dor e cabeça causada por outra doença pré instalada como por exemplo: pneumonia, sinusite, infarto agudo do miocárdio, derrame, excesso de álcool, falta de sono.

           Como tratar a dor de cabeça então Doutora? O tratamento para a sua dor de cabeça vai estar associado ao tipo.
Por exemplo entenda que nosso corpo é um só e as suas escolhas interferem sim nas doenças que você vai desenvolver.

           Existem pacientes que quando vão ao meu consultório além do remédio para controle de dor precisam ajustar seu estilo de vida: tratar e investigar causas de cansaço, adequar a atividade física, reeducação alimentar, modulação do estresse, orientação de posição do pescoço no sono ou durante o trabalho. Já outros precisam tratar a doença que gerou a dor de cabeça por exemplo sinusite que o acúmulo de muco e secreção nas regiões conhecidas como seios da face pode gerar dor.
Se esse sintoma é frequente e te incomoda busque ajuda para tratá-lo de maneira adequada

Dra Eduarda Mattos
CRM-SC 26126

Este post tem um comentário

Deixe um comentário