Muitos pacientes acreditam que dor no peito é sinônimo de infarto, mas você sabia que a sua dor no peito pode ser por causa da síndrome do coração partido?
Essa síndrome é uma alteração no coração conhecida também como cardiomiopatia de Takotsubo descrita inicialmente no Japão em 1990. O nome Takotsubo ocorreu devido ao formato do coração com essa alteração que fica semelhante a uma ferramenta utilizada pelos japoneses. Essa doença é mais comum em pessoas do sexo feminino de meia idade principalmente após a menopausa.
Outra terminologia recebida por essa doença foi cardiomiopatia do estresse ou “síndrome do coração partido”, pois, em diversas vezes vezes, é precedida por episódio importante de estresse emocional, como por exemplo morte ou doenças graves de familiares e amigos próximos, perdas financeiras, problemas legais, diagnóstico médico trágico, desastres naturais, discussões acirradas, situações de extrema angústia ou estresse físico, exemplificado por cirurgias ou procedimentos invasivos, doença sistêmica grave exacerbada, acidente cérebro-encefálico, crises convulsivas ou qualquer tipo de dor intensa.
Ela é caracterizada por uma alteração no coração induzida por estresse emocional ou físico que gera no paciente uma grande descarga de adrenalina que pode gerar manifestações como:
– Dor no peito;
– Sudorese;
– Queda de pressão;
– Palidez;
– Falta de ar.
Como a síndrome surge depois de uma forte emoção, não existe uma forma de prevenção e um tratamento específico. Entretanto para as pessoas que já sofrem com transtornos de ansiedade, depressão ou grandes variações de humor um acompanhamento com psicólogo pode reduzir a probabilidade dessa síndrome.
Dra Eduarda Lencina Mattos