Longevidade saudável já ouviu falar?

Longevidade saudável já ouviu falar?

Longevidade saudável já ouviu falar?


                A medicina não é capaz de parar o envelhecimento, entretanto podemos optar por envelhecer da melhor maneira.  Todos deveríamos ter a consciência de que nossas escolhas alimentares, qualidade de sono, regularidade de atividade física, estresse e saúde mental impactam diretamente na progressão e na qualidade do nosso envelhecimento. Você já pensou sobre como que envelhecer?               
                Nem todos vão envelhecer da mesma maneira. Enquanto uns pacientes chegam na velhice com as suas funções e habilidades cotidianas preservadas, muitas são as pessoas que tem algum prejuízo no seu autocuidado e da sua vida diária. E se eu te falasse que existe a probabilidade de aumentar a chance de você viver mais saudável?
                A medicina da longevidade é baseada em uma visão do paciente de maneira personalizada e exclusiva, com base na ciência que busca o equilíbrio corporal de cada pessoa. Dessa forma ela busca o bem estar físico, mental e prevenção das doenças do paciente. Para isso é necessário uma compressão de diversos fatores e a busca do seu equilíbrio. Entre esses fatores temos:

Genética
            O gene é uma parte da molécula de DNA que é responsável por características que as pessoas vão herdar. Os nossos genes são fornecidos pelos nossos pais e essas informações vão gerar muitas características. Logo o histórico familiar é uma informação que ajudar na prevenção de muitas doenças que estão relacionadas a sua genética.

Epigenética
            Os nossos genes são determinados pela nossa família. Na atualidade descobriu-se que existem alterações do DNA que não modificam a sua sequência mas que pode afetar na atividade de um ou mais genes. Existem fatores que podem aumentar ou reduzir a atividade de um gene, logo se você ativar genes que promovam características ruins pode ter prejuízos a sua saúde.

Hábitos alimentares

            Todo mundo sabe que bons hábitos alimentares trazem mais saúde, mas você sabe porquê? Uma dieta mais equilibrada é capaz de fornecer vitaminas, nutrientes e minerais que o nosso corpo necessita.  Para ter uma alimentação saudável é importante ter variedade e controle das porções.
            Existem muitas alimentações e dieta que são estudadas pelo mundo. Uma alimentação que eu considero de qualidade é baseada na alimentação do Mediterrâneo.

Qualidade do sono
            Não se trata apenas de dormir e acordar. Um sono de qualidade é fundamental para quem deseja ter um envelhecimento saudável. Muitos estudos já demonstraram a correlação de uma boa qualidade do sono e a melhora do sistema imune e da sensação de saciedade.
            Quando dormimos o nosso corpo utiliza esse momento para renovar nosso cérebro para o próximo dia. Sendo assim quando temos um sono de má qualidade prejudicamos essa renovação e inclusive a memorização de informações.

Atividade física
            A literatura já correlacionou a prática constante de atividades físicas com um envelhecimento mais saudável. Muitas diretrizes já incluíram inclusive recomendações de exercício para o tratamento de muitas doenças. Você sabe quais benefícios a atividade física pode te proporcionar? Ela reduz o risco de infarto agudo do miocárdio, derrame (acidente vascular encefálico) , aumenta a massa muscular, fortalece o sistema imune, reduz o estresse, fortalece músculos e articulações . Na atualidade quem não efetua exercício físico regular é considerado sedentário e essa opção a longo prazo pode ser responsável pode prejudicar a sua saúde.

Gerenciamento de estresse
            Saúde mental faz parte de ter uma boa qualidade de vida. E isso inclui sim gerenciar o nível de estresse que estamos submetidos. Sabemos que se estressar é inevitável, mas as adversidades podem sim ser administradas.
            O estresse crônico é uma doença que pode inclusive desencadear a síndrome de burn out, já ouviu falar nela? Ela ocorre em decorrência de estresse crônico que leva o paciente e exaustão e baixa de rendimento no seu dia a dia.
            O estresse crônico pode gerar irritabilidade, cansaço intenso, alteração da glicemia, ansiedade, depressão, queda de cabelo e em casos muito intensos pode até desencadear um infarto ou um derrame (acidente vascular encefálico).

Metabolismo e equilíbrio de nutrientes, vitaminas e hormônios.

            Sempre quando temos alguma alteração no nosso corpo ele tenta compensar de alguma forma. Conviver com deficiências de vitaminas, alterações de hormônios e doenças sem tratamento pode trazer diversos problemas de saúde tanto a curto como a longo prazo.
            É fato que todos vão envelhecer, mas a maneira como cada um vai estar no final de vida é uma escolha que começa cedo para todos nós. A minha escolha vocês já sabem, espero ter convencido vocês a seguirem comigo nesse envelhecimento mais saudável.  

Dra Eduarda Lencina Mattos

Este post tem um comentário

  1. Fantástico esse material.
    O termo longevidade saudável gera muita dúvida e aqui você esclarece os principais pontos.
    Parabéns!!

Deixe um comentário