Muitas pessoas acreditam que o tratamento da pressão arterial significa apenas tomar um comprimido todos os dias. E quando sua pressão arterial não chega na meta desejada resolve apenas aumentar o remédio sem efetuar uma abordagem mais completa do motivo principal do aumento da pressão arterial.
Não está incorreto aumentar o remédio de pressão arterial ainda mais quando o paciente não chega nas metas desejadas e seu médico orienta da melhor maneira o uso do remédio para reduzir a pressão.
Qual problema de estar com a pressão arterial frequentemente aumentada? A questão é que ela aumenta o risco de muitas doenças como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico (derrame), alterações no rim, problemas de visão.
Os médicos orientam e sempre ressaltam a importância da mudança de hábitos e ajustes no nosso dia a dia. Entretanto, muitos pacientes acreditam que apenas tomar o remédio é seu tratamento.
Existem diversos tratamentos complementares a tomada diária dos remédios que podem postergar e até evitar que você aumente a sua medicação. O tratamento da pressão arterial deve ser completo: remédio e hábitos, a fim de que o paciente tenha o melhor tratamento para a sua doença.
Os cuidados complementares para manter sua pressão arterial controlada além da medicação contínua são
– Manter o peso adequado para a sua altura;
– Não abusar do sal. Utilize outros temperos para cozinhar como páprica, açafrão, pimenta do reino, orégano;
– Faça atividade física regular.
Entenda que um tratamento não exclui o outro. Eles são a melhor maneira de você ter uma vida mais saudável e de qualidade.
Dra Eduarda Lencina Mattos
Ótimas orientações.
E quando sei que minha pressão arterial está ruim?
Para a maioria das pessoas a pressão arterial aumentada não da sintomas.
Infelizmente muitas pessoas convivem com a pressão arterial aumentada e só percebem quando tem algum evento negativo que ocorre anos depois da doença.
O mais comum é ter infarto ou derrame, por isso é essencial acompanhar a sua pressão arterial através de medições.
Respondendo a sua pergunta, a pressão arterial está ruim quando ela está constantemente aumentada, acima de 130 por 90 ou 140 por 90, dependendo da diretriz utilizada.